À procura da barba perfeita

Conquistar a barba desejo da estação – aquela cerrada, com fios mais longos e um ar retrô – não é apenas uma questão de deixar crescer. Ter paciência para esperar o crescimento – sem cair na tentação (e no mito!) de raspar para encorpar – é apenas um item da lista de cuidados que vão desde ler rótulos para identificar se o PH do produto não é alcalino, não dormir nunca com a barba molhada e ter alimentação rica em minerais, vitaminas e proteínas.

Quem garante e enumera as dicas fundamentais é o profissional barbeiro Caique Sousa, que comanda a barbearia da Santa Tatuagem, em Fortaleza. “PH alcalino deixa a barba quebradiça e eriçada; secar a barba é importante para manter a saúde da pele; e a alimentação correta tem o poder de turbinar o crescimento”, aponta Caique. Ele conta que a barba que está em alta precisa de pelo menos dois meses para chegar ao tamanho ideal. O barbeiro ainda destaca que se deve resistir a coceira típica do período inicial do crescimento, para não prejudicar a derme.

Se o estilo lumbersexual designa um homem mais despojado, quase descuidado e com pelos em profusão, cultivar o visual old school requer, de acordo com Caique, atenção tanto quanto o cabelo. “Então, entra o processo de higienizar, hidratar, secar e usar a gama de cosméticos especializados para esta área”. Caique promete que, seguindo os conselhos, até mesmo as barbar mais falhadas podem se transformar.

A dedicação pode até parecer grande, mas os resultados compensam. A barba, para além de compor o estilo, pode disfarçar imperfeições – como marcas de acne e cicatrizes -, harmonizar as feições do rosto, ser o diferencial na hora da conquista e ainda têm ganhando cada vez mais fãs.

Caique conta que, difundindo pelo cinema, o rosto masculino que é tido como mais desejado é aquele com maxilares mais quadrados e a barba entra para dar uma ajudinha à genética. “Com o desenho certo de corte, que deve ser feito quinzenalmente com um profissional, qualquer formato de rosto pode ficar equilibrado”, destaca. Veja, a seguir, os tipos de rostos e como a barba pode compor suas estruturas.

Rosto redondo

barba-cabeca-3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em um rosto de formato redondo, o queixo é arredondado e a largura da testa e do maxilar são parecidas. Um truque para alongar o rosto é tirar os pelos da região da bochecha. A ideia aqui é suavizar as linhas retas e equilibrar as linhas mais pesadas, e manter a barba curta e aparada. Os caras com rostos assim devem tentar estilos de barba que dão um tom mais masculino e ovalado a eles.  Se o homem possui papada, a dica é deixar pelos maiores na região, para o queixo parecer mais longo e esconder o volume indesejado

zec-efron-redondo


Rosto quadrado

barba-cabeca-2

No rosto quadrado, o maxilar é reto e largo, assim como a testa. A barba tradicional, bem desenhada e cortada na máquina 1 ou 2 é uma boa opção – com muitos pelos, o rosto fica ainda maior. Usar linhas arredondadas pode ajudar a suavizar os traços marcantes. E homens com rosto quadrado também ficam muito bem de cavanhaque.

SAN SEBASTIAN, SPAIN - SEPTEMBER 18: Actor Brad Pitt attends "Inglorious Basterds" premiere at Victoria Eugenia Theater during the 57th San Sebastian International Film Festival on September 18, 2009 in San Sebastian, Spain. (Photo by Carlos Alvarez/Getty Images)

 


Rosto oval

barcba-cabeca-4

O rosto de formato oval é mais comprido do que largo, e o queixo e a testa são arredondados.  Por ser o mais proporcional, aceita a maioria das barbas, desde as mais cheias, até as mais ralas, com muito corte. Mas o conselho é raspar mais na parte de baixo e deixar a parte de cima não tão modelada. Há também a opção de apostar em uma barba de estilo bem natural, que não seja muito desenhada, deixando os pelos curtos na região do queixo e mais compridos nas laterais do rosto, para equilibrar o formato.

adam-levine-oval


Rosto triangulo invertido

barba-cabeca-1

O rosto de formato triangular invertido tem a testa mais larga que o maxilar. Como o queixo é mais pontudo, a barba  mais cheia na região do queixo, quadrada e volumosa, pode ser a melhor opção para equilibrar e deixar o rosto mais masculino. Outra dica é tirar a barba na região da bochecha, fazendo uma linha aredondada, suavizando as linhas do rosto anguloso.

ryan-gosling-triangulo


Serviço

Barbearia Santa Tatuagem – Av. Dom Luís, 300. Meireles, Fortaleza – CE. Horário de seg à sex, de 10h às 20 e nos sábados  de 10h às 17h.

Funcionando no estúdio de tatuagem, a barbearia realiza todos os procedimentos de corte e químicos em cabelos e em barbas.

Author: usted

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *